O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) é um padrão internacional usado para medir a competência em um idioma. Concebido pelo Conselho da Europa, o CEFR divide a proficiência linguística em seis níveis, desde iniciantes (A1) até a fluência quase nativa (C2). Neste artigo, exploraremos esses níveis do CEFR e daremos exemplos práticos do que se espera de um aluno em cada um deles.
A1 - Iniciante: Neste nível, você pode ser capaz de entender séries infantis simples com legendas em inglês. Você poderia ter interações básicas com falantes de inglês, como se apresentar e perguntar sobre o seu bem-estar.
A2 - Elementar: Aqui, você pode começar a assistir a séries de TV mais complexas com legendas e entender a maior parte do que está acontecendo. Poderia ter conversas básicas com falantes nativos e talvez fazer amigos que falam inglês, embora as conversas possam ser limitadas a tópicos muito familiares e simples.
B1 - Intermediário: Neste nível, é provável que você possa assistir a séries de TV e filmes com legendas e entender bem. Você poderia ter conversas mais complexas e talvez até mesmo fazer amizades com falantes nativos. Em termos de trabalho, poderia ser possível conseguir um emprego que não exige muita comunicação em inglês, como motorista ou auxiliar de limpeza.
B2 - Intermediário Superior: Aqui, você pode começar a assistir a séries de TV e filmes sem legendas e entender a maior parte do conteúdo. Poderia ter conversas fluentes com falantes nativos sobre uma variedade de tópicos. Quanto ao trabalho, poderia ser possível conseguir um emprego que exige mais interação em inglês, talvez em vendas ou atendimento ao cliente.
C1 - Avançado: Neste nível, você deve ser capaz de assistir praticamente qualquer programa de TV ou filme sem legendas. Poderia ter conversas complexas e debates com falantes nativos. No âmbito profissional, poderia se candidatar a uma variedade de empregos que exigem um bom domínio do inglês. Além disso, se estiver interessado em fazer faculdade no exterior, a maioria das universidades exige pelo menos um nível C1 para cursos ministrados em inglês.
C2 - Mestre: No nível C2, você poderia compreender praticamente tudo o que ouve ou lê em inglês. Poderia participar de discussões complexas, até mesmo sobre tópicos abstratos. No campo de trabalho, não haveria barreiras linguísticas, você poderia se candidatar a qualquer emprego, incluindo aqueles que exigem excelentes habilidades de comunicação, como tradutor, intérprete ou professor de inglês. Se desejar fazer faculdade de direito em um país de língua inglesa, geralmente é necessário ter proficiência em inglês em nível C2.
Esses são apenas alguns exemplos de como o CEFR pode ser aplicado a situações práticas, e como cada nível pode impactar suas habilidades para interagir e funcionar em um ambiente de língua inglesa.
Comments